terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tempestade de emoções # 13

XIII - Conversas

Entrou em casa extramamente feliz, apenas Sofia e Diogo estavam em casa. Vasco tinha ido à explicação e os outros ainda não tinham chegado. Tomou banho, preparou o jantar enquanto os irmãos viam televisão Quando os restantes membros da familia chegaram sentaram-se todos à mesa para comer o repasto confeccionado por Maria.
- Então Maria, divertiste-te durante a tarde ? - perguntou o pai .
- Sim, foi muito giro, mesmo. Aquela zona é tão bonita.
- Mas explica-me lá quem é que é o teu amigo.
- Não te sei explicar muito bem, mãe. Os pais e os irmãos dele moram em Vila do Conde, e ele mora cá com a avó e o tio, numa quinta que há ao pé da barragem, perto da reserva.
- Ah! Já sei quem são. - exclamou o pai. - O avô do teu amigo morreu há uns 4 ou 5 anos com ma doença galopante, a senhora ficou muito abatida e desde então nunca mais voltou à cidade. É sempre o filho que faz as compras, os recados, essas coisas. Eu fui lá há algum tempo porque ela estava muito doente mas não queria vir ao hospital e o rapaz pediu-me que lá fosse.
- Hm, tenho uma vaga ideia disso, tenho.
- A senhora é muito amavel.
- Então mas porque é que o rapaz não está com os pais ?
Maria hesitou, trocou um olhar com Vasco e acabou por dizer a verdade.
- O Salvador está cá de castigo. Foi expulso da escola dele.
- Porquê ?
- Acumulação de processos disciplinares.
- Ai, ó Maria, a mim não me parece ser nada boa companhia!
- Já calculava, mãe. Mas é, acredita que é. O Salvador cometeu alguns erros no passado, mas tem perfeita noção disso mesmo e aprendeu a lição.
- Eu confio em ti, Maria. E não me parece que o rapaz seja assim tão má companhia quanto isso. Estás tão feliz, hoje. Tu julgas as pessoas da maneira certa, não fazes como a maioria das pessoas, não te deixas levar pelas aparencias, pelo que dizem,  és ver para crer. Se tu dizes que o rapaz é boa companhia, eu acredito.
Maria sorriu, o pai apoiava-a em tudo, eram bastante próximos. Contudo a mãe não estava tão convencida assim. Após o jantar Maria esteve um pouco com os irmãos e quando eles se deitaram foi fazer os seus trabalhos, acabando por se deitar tarde.
No dia seguinte, Maria esteve um pouco aerea nas aulas, sentia-se feliz e isso notava-se na sua expressão, o que não passou despercebido às amigas, principalmente quando maria e Salvador trocaram um olhar bastante cumplice.

1 comentário: